sexta-feira, 15 de abril de 2011

#48. Pânico 4 (2011)

Como todos ja sabem, 'Pânico' (1996) foi um marco na história do cinema por ter se apropriado das regras de filmes de horror e ao mesmo tempo ter brincado com elas. 'Pânico 4' finalmente chega aos cinemas fazendo piadas sobre o universo do horror que se criou nesses últimos 10 anos. O roteiro escrito por Kevin Williamson (que dizem ter recebido mudanças pelas mãos de Ehren Kruger e Wes Craven) consegue harmonizar com perfeição o humor e as cenas de terror no filme. Acho interessante que um dos principais problemas de 'Pânico 3' seja exatamente o excesso de piadas, enquanto aqui em 'Pânico 4' esse excesso é justamente um dos pontos altos do filme. Assim como o 1º filme, este consegue fazer sátira do gênero sem se tornar uma paródia. Mesmo assim este filme não deixa de ser um 'slasher'. As mortes certamente são as mais fortes da série, sem falar na quantidade de sangue usado em cena. O que chega a ser surpreendente vindo de uma série que se limitou a usar cada vez menos galões de sangue no seu decorrer. Mas com sangue ou não, o que importa é que 'Pânico 4' é surpreendente não apenas pelo seu humor ou violência, mas sim por seu seu roteiro esperto e com diálogos inteligentes que são ditos com extrema competência pelo elenco 'teen' que não deixa nada a desejar. Divertido do início ao fim, 'Pânico 4' vai fazer nessa década o que seu original fez nos anos 90.

Clique para ler as críticas de 'Pânico', 'Pânico 2' e 'Pânico 3'.


Nota: 9

7 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Acho que o grande problema desse Pânico 4 é essa confusão que se faz entre o suspense e a comédia, não me parece haver um bom equilíbrio no filme. Além disso, por mais que traga elementos novos, o filme ainda tem aquele tom de coisa requentada, repetida, apesar dos esforços. E o Craven já foi muito melhor com o suspense.

ANTONIO NAHUD disse...

Gostei do blog, Khalil. Bem bacana.
Abração e apareça,

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Sarah disse...

Este filme vai estrear amanhã em Portugal, estou com grandes expectativas :D Deu-me mais vontade de ver depois de ler o teu texto.

Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com

Rodrigo Mendes disse...

Não sei se Pânico 4 fará o que o original fez em 1996. O público está mais esperto e adiantado...mas se tem um coisa que a série sabe fazer é zoar ao máximo os clichês. Isso que é "fun"!

Abs.
RODRIGO

Natalia Xavier disse...

Amava a trilogia na epoca do ápice. Nao imagino que este por melhor e divertido que seja, fara o mesmo efeito pra mim, 15 anos depois, rs...
Mesmo assim quero assistir.

Abs!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Adorei o filme também. E confesso que fiquei assustado com a brutalidade de algumas cenas, não me lembrava de tanta violência na série... mas, como você mesmo disse, as mortes em PÂNICO 4 são as mais brutais da série, então, talvez, minha memória não tenha sido traída enfim...
De qualquer forma, o filme é uma delícia.

Tiago Britto disse...

Nossa...estou LOUCO para ver esse filme! Eu até já providenciei o 1 2 3 para rever e me sentir mais feliz ao ver o quatro!