quarta-feira, 2 de março de 2011

#37. Scarface (1983)

Extremamente criticado na época de seu lançamento, 'Scarface' foi um filme que estava a frente de seu tempo. Em 83, poucos entenderam o que o diretor Brian DePalma queria dizer com toda aquela violência, palavrões e tanta droga exposta em cena. 'Scarface' está além disso tudo. É uma história sobre conquistas, sobre como lidar com elas e como mantê-las. No filme somos apresentados a Tony Montana, um cubano refugiado em Miami que acaba construindo um imenso império apenas com o tráfico de cocaína. Um dos maiores méritos do filme é nos apresentar essa jornada de uma maneira bastante agradável, não mostrando apenas o 'trabalho sujo', mas também como essas pessoas usufruem desse dinheiro. Al Pacino está fantástico como Tony, construindo um personagem prepotente, arrogante e de algum modo carismático. 'Scarface' é épico, um dos melhores trabalhos de Brian DePalma.


Nota: 9.5

4 comentários:

Silvano Vianna disse...

Clássico, perfeito o filme. Muito bom o texto. Acho que aconteceu a mesma coisa em menores proporções com A Origem esse ano, "os velinhos" do Oscar não compreenderam direito o que se passava na tela.

Rafael Carvalho disse...

Cara, você acredita que eu ainda não vi esse filme!!! Pois é, uma de minhas vergonhas cinéfilas. Verei no mais tardar, tenho ele aqui em casa.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Eu diria que é o melhor filme do De Palma. Obra-prima absoluta, mesmo em seus exageros que beiram o grotesco (aliás, acho que justamente por eles). Sabia que o Pacino já disse considerar essa sua melhor atuação? Não é pouco, né?

Luís Azevedo disse...

Say hello to my little friend é uma das frases mais carismticas de sempre do cinema!
Grande filme!