terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

#35. Cisne Negro (2010)

Poucos filmes causaram o efeito que 'Cisne Negro' me causou. O filme é mais um exemplo do talento inegável que o imprevisível diretor Darren Aronofsky possui. Se o roteiro escrito por Mark Heyman, Andrés Heinz e John McLaughlin já é recheado de informações nas entrelinhas, o estilo visual adotado por Darren e o diretor de fotografia Matthew Libatique faz com que a maioria das informações não ditas em tela tenha mais relevância do que aquilo que de fato é dito em cena. Não espere por informações jogadas na sua cara ou um 'flashback' no final dando sentido á todas coisas absurdas que acontecem durante o filme. 'Cisne Negro' é o tipo de filme que brinca com os figurinos, com a iluminação, com os movimentos de câmera, tudo a favor do desenvolvimento da narrativa. Mas nada disso se sustentaria se não fosse a incrível atuação de Natalie Portman, certamente o ponto alto do filme. Extremamente original e emocionante, 'Cisne Negro' é (na minha opinião) o melhor filme de 2010!


Nota: 10

6 comentários:

Natalia Xavier disse...

Concordo. Pra mim, deveria ganhar o Oscar. O que eu to duvidando.

De qualquer forma, Portman de fato garante a estatueta.

Abs

Brenno Bezerra disse...

100% de tirar o fôlego. Um trabalho de mestre de Darren Aronofsky com uma performance paranormal de Natalie Portman.

Rodrigo Mendes disse...

Já é um clássico. Nem preciso esperar o filme chegar na categoria do acervo.

Abs.
Rodrigo

Rafael Carvalho disse...

Acho que existe uma confluência de coisas bem realizadas que tornam esse filme tão bom: direção competente, roteiro cheio de nuances e simbologias, atuações muito boas, não só da Portman, mas de todo o resto do elenco. Enfim, um filmão.

Andinhu S. de Souza disse...

De fato uma experiência anormal esse Cisne Negro.

Linlei vc no Cinema Indiscreto. Só agora tive tempo de fazer umas visitas. abraços!

Gui Barreto disse...

Oi Kahlil!

Cisne Negro é realmente um filme maravilhoso! Adoro cada detalhezinho da história....ainda prefiro A Origem para vencedor do Oscar, mas é um filmaço...digno de ser aplaudido em pé...

Abrs